Para atingir os objetivos da empresa, é inegável pensar em estratégias mais assertivas para o ramo de negócio. Isso significa que deve haver um planejamento, uma aplicação e a medição de resultados.
Uma das principais perguntas que todo empreendedor deve fazer é: aonde a minha empresa quer chegar? E, ainda, quais serão os caminhos para chegar até lá?
Obter respostas pode não ser fácil de imediato, mas é importante pensar em metas de curto, médio e longo prazo.
Após defini-las, fica mais fácil encontrar as melhores maneiras para traçar soluções que levarão a empresa a um patamar de sucesso.
Seja qual forem os objetivos principais, certamente envolvem uma gestão que pensa em pessoas, recursos e mercado!
Você quer melhorar o desempenho da sua empresa?

Se sua resposta foi SIM, temos 7 dicas que vão te ajudar a atingir o seu objetivo:
1- Invista na Força de Vendas e no Relacionamento com o seu Cliente
Utilize um sistema que permita uma completa gestão dos processos comerciais: CRM, cadastros, histórico de contatos, acompanhamento de metas, acesso rápido e fácil às informações pelos representantes comerciais e vendedores externos.
Além disso, que lhe ajude a fazer toda a gestão do pós venda e fidelização dos clientes. Dessa forma, você garante que o seu produto esteja alinhado ao consumidor. E, claro, que a sua empresa seja prioridade no segmento.
2 – Controle os custos da sua empresa
Tenha processos que facilite a formação de preços e a confiabilidade das informações. Controle a variação dos preços de compra, valide possíveis divergências de valores durante as entradas das notas, evitando assim erros na formação dos custos e nas tabelas de preço de venda.
Assim, você cuida dos custos da sua empresa de maneira consciente e sem grandes prejuízos. O que pode ser um ponto muito positivo para alcançar os objetivos da empresa!
3 – Saiba de fato qual o LUCRO da sua empresa
Se você acha que sua empresa está bem apenas pelos números de faturamento, cuidado! Pode ter surpresas desagradáveis. Esteja atento também à margem de contribuição das vendas.
Defina metas de MCB no início do exercício Anual/Mensal e faça o acompanhamento através de Relatórios/Gráficos Gerenciais. Tais índices serão cruciais para manter a boa saúde financeira do seu empreendimento, além de melhorar as taxas de lucratividade.
4 – Tenha dados Reais e Confiáveis do Estoque
Mesmo com uma grande variedade de produtos e de itens, não é normal o seu estoque “não bater”, sabia?
O controle por estoque mínimo e a necessidade de compra ligada às ordens de produção, são algumas das boas práticas de gestão que, aliado a um bom sistema de gestão, auxiliam a manter o estoque da sua empresa sempre em dia.
Além do benefício de ter informações sólidas em mãos, com uma boa administração você consegue evitar que o estoque parado se transforme em um grande vilão.
5 – Gerencie o Fluxo de Produção
Tenha bem definida a sequência de seu processo de produção, para evitar gargalos. Isso porque resultam em atrasos e insatisfação do cliente.
Nos dias atuais, ter ferramentas que ajudam a empresa a fazer o planejamento e monitoramento de todas as etapas de produção, movimentações de estoque (tanto de produtos acabados quanto de matérias primas) e necessidades de compra, se tornou não só mais um diferencial competitivo, mas sim indispensável.
Com isso, fica muito mais fácil manter a produtividade em alta, sem contar com surpresas no final do mês.
6 – Reduza Custos com Expedições e Entregas

Realizar múltiplas conferências podem até aumentar a segurança na expedição dos materiais e minimizar erros, mas essas ações também tomam bastante tempo. Isso pode ser otimizado quando se usa soluções e processos que mantêm o histórico das ações de cada usuário. Quem conferiu, embalou, despachou etc.
E se é a sua empresa que costuma pagar o frete de seus clientes, saiba que no mercado existem alguns sistemas com diferenciais nessa área, os quais possibilitam a “Simulação dos fretes” de forma automatizada.
Assim, essa solução permite fazer toda a cotação direto do sistema, reduzindo significativamente os custos e trazendo maior rapidez para o processo de despacho e entrega.
7- Avalie e melhore os Processos
Utilize indicadores comerciais, financeiros e de gestão para se direcionar, melhorar seus resultados e, principalmente, atingir as suas metas. Aquela história de que em time que está ganhando não se mexe não existe mais.
Um bom gestor busca a melhoria contínua de seus processos, para aumentar cada vez mais a satisfação de seus clientes. Isso significa que há uma grande demanda de análises contínuas, as quais permitem decisões muito mais assertivas.
Afinal, como melhorar os processos sem compreender os dados em tempo real e saber qual atitude tomar em cada momento?
A Accion te ajuda a crescer!

Se você está pensando agora em como aplicar essas dicas na prática e não sabe por onde começar, temos uma solução que vai te ajudar a fazer tudo isso. E, o melhor: de forma rápida e precisa.
O ERP Accion Seven é um sistema de gestão preparado para atender às principais demandas que a rotina de um gestor exige. Isso porque fornece recursos completos para otimizar todos os processos e, sem dúvida, atingir finalmente os objetivos da empresa.
Venha conhecer o Sistema Accion Seven, peça um diagnóstico gratuito e saia na frente!
Facebook
Youtube
Linkedin-in
Instagram
Você precisa fazer login para comentar.