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Planejamento estrategico

Planejamento estratégico: dicas importantes para estruturar as metas do ano de 2023

Nos últimos anos, as empresas têm estado sujeitas a um ambiente em constante mudança. Seja pelo nível das tendências do mercado ou pelo nível da economia, novas tecnologias, fornecedores e concorrentes. Nesse sentido, o planejamento estratégico é fundamental para uma empresa crescer.

Afinal, o mercado nunca mudou tanto em tão pouco tempo. Isso influencia na maneira de tomar decisões importantes no meio empresarial. Por isso, o planejamento estratégico tornou-se o trunfo das empresas que se adaptaram rapidamente ao novo normal.

Contudo, foi preciso adaptar-se rapidamente, deixando o antigo de lado para sobreviver à construção do novo. Saiba, neste texto, a importância de realizar um planejamento para sua empresa e como fazer isso na prática.

O que é planejamento estratégico?

Quando falamos em  planejamento estratégico, é importante ter em mente algumas questões.

Trata-se do processo de gestão que permite às organizações definir e estabelecer os objetivos a serem alcançados, bem como as atividades que serão realizadas para alcançá-los. Isso tendo como premissa uma melhor tomada de decisão e o intuito de dar um direcionamento à empresa. E, claro, sempre observando a atual realidade do negócio.

Esse tipo de planejamento é realizado, principalmente, na passagem de um ano para outro. Isso porque o gestor delimita metas e define processos para alcançá-las. O principal objetivo é estruturar o negócio, a fim de garantir que siga em crescimento significativo no ano que inicia. 

Qual a importância de realizar um bom planejamento estratégico em empresas?

É fundamental realizar o planejamento estratégico da empresa.

Pensando nisso, separamos 4 tópicos que vão ajudá-lo a manter o foco e realizar um processo eficaz e bem-sucedido.  

Visão, missão e valores

Na empresa, tudo tem um porquê e para quê. A primeira coisa é ter clareza sobre a missão da empresa. Isto é, a razão de ser, seu DNA, a identidade! Não deve ser confundido com valores, que são os princípios essenciais e permanentes da empresa. E valores, por sua vez, não devem ser confundidos com práticas culturais ou operações específicas.

No fim das contas, o que é interessante é que o público associa a empresa a um jeito de ser ou a uma palavra que, ao visualizar nosso logo, de imediato reconhece. Isso inclui no plano estratégico o estabelecimento da missão, visão e valores, isto é, processo de visualização, que consiste em projetar a imagem de excelência futura.

Ou seja, como sua empresa quer ser reconhecida no mercado, no próximo ano ? Qual será a imagem que deseja passar, ou melhor, o que deseja ser para os consumidores da área? Esse pensamento garante que o negócio se destaque em meio à concorrência, através de um crescimento com bases sólidas e estrategicamente pensadas.

Cronograma de calendário

Todas essas ações devem refletir em um cronograma ou calendário de tempo. O objetivo é colocá-lo visualmente em forma de colunas para ajudar a refletir sobre como alcançar o que se propõe. Portanto, uma das melhores formas de fazer isso é dividindo o documento em sete colunas, com as seguintes informações:

  • Objetivo que atende;
  • Alvo principal;
  • Ação ou tarefa que implica;
  • Custo econômico;
  • Duração ou temporalidade;
  • Responsável na empresa;
  • Medição ou KPI’s que serão usados.

Ferramentas estratégicas

Antes de começar com o plano estratégico, a primeira coisa a fazer é montar uma análise na qual existam quatro inputs principais:

  • Como e para onde vai o mercado?
  • Que concorrência direta e indireta a empresa tem?
  • Quem são nossos clientes-alvo e potenciais?
  • Como conectar tudo isso à tecnologia?

Uma análise de tendências vai ajudar a saber para onde ir e a ver mais de perto o contexto na qual a empresa está inserida.

Gerar comprometimento

É fundamental manter uma conversa fluida durante as reuniões de planejamento. O gestor ou responsável deve permitir que cada um dos envolvidos intervenha e apresente suas opiniões e contribuições, enquanto o debate flui entre todos para chegar a consensos e definições concretas. 

A participação contínua e a dinâmica que é dada ao encontro ajudam a manter a concentração e estimulam a criatividade dos participantes. Assim, é possível aproveitar o melhor de cada profissional da equipe. 

Como fazer um bom planejamento estratégico para empresas?

Um processo de planejamento estratégico bem-sucedido deve ser realizado com muita atenção e concentração. Isso considerando todas as variáveis ​​internas e fatores externos que afetam o desempenho da organização. E, ao final, deve comunicar aos funcionários e integrar a todos os departamentos e colaboradores da empresa. 

Por isso, veja essas dicas:

Envolva sua equipe de trabalho 

As empresas são constituídas por pessoas que realizam as tarefas e executam os trabalhos. Por isso, é fundamental que no processo de planejamento sejam incluídos boa parte da equipe. Tenha em conta, se não for possível todos os seus colaboradores, pelo menos aqueles que considera chave ou líderes de cada área.

Como cada um tem uma contribuição diferente, é importante que todos colaborem e deem sua opinião para que, a partir de sua perspectiva, possam ajudar a identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que venham surgir na empresa. Assim, esse processo visa realizar uma gestão mais realista e planejamento objetivo do novo ano. 

Tente não se limitar a modelos prontos ou modelos estabelecidos

Às vezes, os líderes de negócios que são novos na prática de planejamento estratégico ou não estão familiarizados, buscam suporte em formatos ou modelos pré-estabelecidos. Embora isso possa ser de grande ajuda na hora de dar os primeiros passos, é muito importante que você procure que o plano esteja o mais próximo possível das necessidades e características da sua empresa.

É essencial que cada vez que você planeja, seja uma nova oportunidade de buscar novas ideias, inovar e ver diferentes pontos de vista e não apenas preencher um modelo ano após ano. Busque propostas dentro do seu capital humano, como querem apresentar as informações, quais dados precisam e assim a forma de gerar ideias para o planejamento será mais ágil. Isto é, faça um planejamento estratégico de forma personalizada, no qual seu negócio pode se espelhar com confiança.

Alinhe seu capital humano com a estratégia

Para alcançar essa sincronia na participação de cada um dos cargos em todos os níveis, é fundamental que você busque realizar as melhores práticas de gestão do capital humano. Então, por meio delas, ajudar seus colaboradores a se desenvolverem e conhecerem efetivamente suas responsabilidades, objetivos individuais, as metas da organização e o potencial que eles têm dentro da empresa para poder avançar em seu plano de carreira e agregar mais valor a ele.

Use um bom sistema de gestão

Em um mercado altamente competitivo, investir em tecnologia é essencial para o crescimento do negócio.

Por isso, um Sistema de Gestão integrado é um diferencial que pode alavancar a administração da sua empresa. Ao cruzar informações entre setores, é possível fazer uma análise segura e precisa, minimizando erros e sendo mais assertivo nas decisões.

O ERP Accion Seven é a chave para o crescimento da sua empresa! 

O sistema de gestão é utilizado pelas melhores empresas, focado em alavancar resultados, manter a competitividade em alta e ajudar solucionar os principais desafios empresariais. Através da tecnologia de ponta, o ERP promove otimizações nos processos mais importantes, além de garantir o alcance de metas estabelecidas com mais agilidade. 

É ideal para empresas que buscam um crescimento contínuo e querem investir em uma tecnologia precisa e intuitiva. Garanta que o seu planejamento estratégico seja baseado em dados reais com o ERP Accion Seven!

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