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Gestão do tempo: 5 dicas para melhorar seus resultados anuais

Gestão do tempo: 5 dicas para melhorar seus resultados anuais

Saber administrar o tempo é essencial para dar conta de todas as atividades do nosso dia. Para isso, existe a gestão do tempo!

Ter um planejamento ajuda a realizar as tarefas de forma mais rápida e eficiente. Além disso, viabiliza um progresso durante as metas do ano

Contudo, essa organização torna-se inegociável quando estamos falando de gestão de empresas. Isso porque um bom uso do tempo impacta na produtividade e no desempenho.

E, de toda forma, influencia também nos resultados finais da empresa.

Neste artigo, listamos para você, 5 dicas de como fazer uma boa gestão do tempo para garantir bons resultados em todos os períodos do ano.

Mas, o que é Gestão do Tempo?

De forma simples, o processo de Gestão do Tempo trata-se de organizar suas atividades e estabelecer as prioridades que irá desenvolver durante o seu dia, semana, mês…

Com suas prioridades estabelecidas e organizadas, fica mais fácil se planejar e evitar que sua lista de afazeres seja maior do que você possa cumprir.

Além disso, com uma boa estratégia, o fluxo de trabalho tende a trazer ótimos benefícios para a sua empresa. Conheça, abaixo, alguns deles:

Os principais benefícios de uma Gestão do Tempo

Ao investir muito tempo em processos, as empresas correm o risco de perderem produtividade. Por isso, o principal desafio é melhorar o desempenho, otimizando o tempo de toda a equipe.  

Trata-se de um movimento importante, uma vez que a má administração de tempo pode resultar em investimentos ruins! 

A gestão de tempo, no meio empresarial, trata-se de adaptar os dias com os processos, definindo prioridades da companhia. 

É, então, um equilíbrio perfeito, afastando problemas recorrentes na operação, além de evitar que haja acúmulo de tarefas e retrabalhados.

Veja, abaixo, os benefícios de uma gestão de tempo adequada para o seu negócio:

1. Aumenta a eficiência

Quando uma equipe está engajada, ao mesmo tempo em que realiza tarefas pré-determinadas ao longo do dia, conseguem realizá-las de maneira mais assertiva. Evita, inclusive, distrações e desorganização recorrentes.

Através de um bom planejamento de tempo, todo o time sabe exatamente o que fazer, quanto tempo leva para concluir cada tarefa e quais são as prioridades de acordo com os prazos de entrega. 

2. Reduz os efeitos estressantes

Com tarefas acumuladas e retrabalhos diários, a equipe tende a estar sempre tendo que tomar decisões difíceis de qual trabalho deve entregar no dia. 

E, vendo as demandas sempre crescerem, é comum ter uma equipe sempre estressada e sobrecarregada. O que gera uma produção ineficiente e resultados abaixo do esperado. Sendo assim, uma boa gestão de tempo pode ser a saída para otimizar a administração de tarefas.

O que, claro, já é um ótimo ponto positivo não só para a empresa, como também para os seus colaboradores! Saúde física e mental sempre em primeiro lugar, certo?

3. Proporciona melhores decisões

Com a organização em dia, a gestão consegue basear suas decisões em dados reais e atualizados. Isso porque, sem uma gestão de tempo, as decisões de prioridade são feitas no escuro. Isto é, sem a certeza de uma boa escolha.

Quando falamos em gestão empresarial, as tomadas de decisão podem ser os maiores fatores para um crescimento contínuo e, quando feitas de forma negativa, acarretam problemas que afetam toda a engrenagem do negócio.

O que acha de começar agora? Confira abaixo 5 dicas para te ajudar nesse processo:

1) Planeje o seu dia

Inicie o seu dia reservando alguns minutos para planejar as suas atividades.

Liste todas as tarefas que você precisa realizar, então determine quais delas são prioridades na sua lista de tarefas a serem executadas.

2) Defina os prazos

Agora é a hora de colocar no papel quanto tempo você vai dedicar para cada atividade. Isso ajuda a não ficar horas em uma única atividade e a não perder o foco.

Colocar prazos em suas entregas é essencial e ajuda a não ficar procrastinando aquela tarefa por dias.

3) Reserve tempo para imprevistos

Não preencha 100% da sua lista de tarefas! Se fizer isso, poderá ficar frustrado quando imprevistos surgirem.

Reserve espaços de tempo para atividades que vão chegar durante o dia, como e-mails, solicitações urgentes, ligações inesperadas.

4) Saiba dizer não

Provavelmente você irá se deparar com demandas que, mesmo não sendo tão importantes, poderão atrapalhar a organização da sua rotina. Portanto, deverá saber dizer não nestes momentos.

Procure sempre avaliar a urgência das solicitações e, educadamente, você pode propor alternativas como um adiamento ou sugerir que outra pessoa se encarregue da atividade.

5)  Fuja das distrações

Ao priorizar atividades, é muito importante manter seu foco e eliminar fatores que levam a distrações. Portanto, coloque o seu celular no silencioso, para driblar as notificações das redes sociais, e procure estar em um ambiente organizado e sem barulhos em excesso.

Esperamos que essas dicas te ajudem a melhorar a qualidade do seu trabalho e seu bem-estar!

Dica Bônus

Dentro da solução Seven, é possível fazer a gestão do tempo utilizando a ferramenta Agenda de Atividades. Nela, você poderá listar todas as suas atividades, adicionar os dias da semana em que a tarefa deve ser executada e determinar o seu tempo de duração.

Com essa ferramenta, você consegue visualizar de forma simples e rápida todo o seu dia, semana e mês. Dessa forma, gerencia todos os processos em um só lugar, garantindo mais poder de decisão e muito mais otimização para a sua equipe trabalhar com 100% do desempenho.

Comece hoje mesmo a criar uma rotina mais organizada e produtiva! Clique no link abaixo e conheça mais a nossa solução.


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