O que é ERP?

A sigla ERP “Enterprise Resource Planning” em tradução livre, significa Sistema de Gestão Integrado. É um software que possui vários componentes, que podemos chamar de módulos, que concentram as áreas essenciais da organização.

Os Sistemas de Gestão Integrados existem com o propósito de ajudar as organizações, através da automação e gerenciamento de processos, integrando várias facetas de uma operação como: 

  • Finanças e contabilidade;
  • Gerenciamento de produção e materiais;
  • Gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM);
  • Gerenciamento da cadeia de suprimentos;
  • Planejamento;
  • Desenvolvimento;
  • Fabricação;
  • Vendas e Marketing.

O principal diferencial do Sistema de Gestão Integrado ou software ERP é que ele dispõe de um banco de dados central, que permite que os módulos do software acessem informações, que são compartilhadas com os outros módulos envolvidos em um determinado processo de negócios. Anulando a necessidade de fazer entradas duplas de informações e permitindo maior precisão e colaboração entre os departamentos da organização.

Como o ERP funciona?

Os Sistemas de Gestão ERP, através da centralização dos dados, coleta informações de negócios e as armazena em tabelas, permitindo que os usuários finais, como financeiro, vendas e outros departamentos, acessem rapidamente as informações desejadas para análise. Então, ao invés dos colaboradores de diferentes departamentos gerenciarem suas próprias planilhas e relatórios, os sistemas ERP permitem gerar relatórios a partir de um único sistema centralizado e integrado.

O ERP disponibiliza dados comerciais em tempo real para toda a organização, o que permite que as empresas se adaptem rapidamente e respondam às mudanças. Os dados comerciais disponibilizados nos Sistemas de Gestão ERP, fornecem uma tomada de decisão mais acertada dentro da organização. 

5 Benefícios de um ERP

Elaboramos um e-book com 5 benefícios que podem ser alcançados quando um ERP ou Sistema de Gestão Integrado está atrelado às rotinas e processos de uma empresa, acesse o material.

Como escolher o Sistema de Gestão ideal para o meu negócio?

Construímos um infográfico com alguns questionamentos técnicos e de gestão que pode ser aplicado com os fornecedores cotados para compra do sistema de gestão, como: 

– Quanto estou perdendo sem um bom software?

– O sistema atende minha vertical? 

– Os clientes indicam a empresa?

Baixe o material completo e gratuito e veja todas as dicas completas para você! 

Precisa de mais informações sobre como automatizar os processos de sua empresa e garantir o sucesso do seu negócio?

Entre em contato com nossa equipe comercial e receba um diagnóstico gratuito para sua empresa!

Deixe uma resposta