Abaixo vamos trazer perspectivas de algumas pesquisas de mercado publicadas recentemente sobre esse assunto, bem como dicas para sua empresa enfrentar essa realidade de forma competitiva.
Segundo pesquisa divulgada dia 09/04/2021, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a dificuldade em atender a demanda foi reduzida em fevereiro de 2021 em comparação com novembro de 2020, mas segue elevada.
O desafio para obter os insumos e matérias primas necessários para a produção atinge 73% das empresas da Indústria Geral e 72% das empresas da Indústria da Construção. O problema de abastecimento atinge também as empresas que usam insumos importados. Dos 60% de empresas da Indústria Geral que importam insumos, 65% estão com dificuldade de obtê-los, mesmo pagando mais caro.
A pesquisa ainda destaca os setores de Móveis, Limpeza e Perfumaria, Vestuário e Material Plástico como sendo os maiores afetados em obter insumos e matérias primas produzidos no Brasil. Além disso, a expectativa de normalização das cadeias produtivas nacionais teve um aumento expressivo no percentual que espera a regularização apenas para 2022.
A realidade atual mostra que o empresário que possui insumos e consegue produzir, ainda enfrenta dificuldades para distribuir o produto por falta de embalagens de papelão, plástico e vidros.