Escassez de matéria-prima persiste e os preços dos produtos seguem aumentando

Escassez de matéria-prima persiste e os preços dos produtos seguem aumentando

A falta de insumos segue de forma impactante no cenário brasileiro, mais de 70% das indústrias sofrem com esse problema, que além da redução no ritmo fabril também é um dos fatores responsáveis no aumento dos preços que atinge toda a cadeia produtiva.

Então com um cenário tão instável, como manter o diferencial competitivo da sua empresa?

Abaixo vamos trazer perspectivas de algumas pesquisas de mercado publicadas recentemente sobre esse assunto, bem como dicas para sua empresa enfrentar essa realidade de forma competitiva.

Segundo pesquisa divulgada dia 09/04/2021, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)  a dificuldade em atender a demanda foi reduzida em fevereiro de 2021 em comparação com novembro de 2020, mas segue elevada. 

O desafio para obter os insumos e matérias primas necessários para a produção atinge 73% das empresas da Indústria Geral e 72% das empresas da Indústria da Construção. O problema de abastecimento atinge também as empresas que usam insumos importados. Dos 60% de empresas da Indústria Geral que importam insumos, 65% estão com dificuldade de obtê-los, mesmo pagando mais caro. 

A pesquisa ainda destaca os setores de Móveis, Limpeza e Perfumaria, Vestuário e Material Plástico como sendo os maiores afetados em obter insumos e matérias primas produzidos no Brasil. Além disso, a expectativa de normalização das cadeias produtivas nacionais teve um aumento expressivo no percentual que espera a regularização apenas para 2022.

A realidade atual mostra que o empresário que possui insumos e consegue produzir, ainda enfrenta dificuldades para distribuir o produto por falta de embalagens de papelão, plástico e vidros. 

Não só a indústria brasileira está sofrendo com a escassez desses insumos, mas toda a cadeia produtiva, até o consumidor final.

Com a valorização da moeda americana, essas matérias-primas ficaram ainda mais caras, visto que muitas delas são cotadas em dólar.

“O problema da falta de matérias-primas vem se dissipando desde o último trimestre de 2020. A gente começa a ver essa redução da escassez, mas não com relação ao preço. E o preço não vai voltar ao patamar pré-crise, porque o mundo mudou.” 

André Rebelo, diretor de Economia e Estratégia da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) para o UOL (2021).

Segundo nova sondagem Industrial publicada pela CNI em 26/04/2021, a atividade industrial registrou desempenho positivo em março/2021, mas as indústrias apontam piora em sua condição financeira no primeiro trimestre de 2021. 

O indicador de evolução do preço médio das matérias-primas, encontra-se no maior patamar da série histórica, iniciada em 2012. Mesmo nesse difícil cenário econômico, empresários industriais permanecem otimistas, com expectativas de aumento da demanda interna e das exportações. 

Diante deste cenário, o que  sua empresa pode fazer para enfrentar essa realidade de forma competitiva?

CONTROLE A SITUAÇÃO

Saia na frente buscando a excelência da gestão empresarial, tenha os números de sua empresa nas mãos (seja ele bom ou ruim), pois o controle da real situação é a chave para a tomada de decisão correta.

TENHA METAS

Planeje suas metas, traçando objetivos curtos e mensuráveis, para que possa analisar com mais frequência os resultados e fazer melhorias nos processos, tomando decisões de forma rápida.

FAÇA UM LEVANTAMENTO DO CENÁRIO ATUAL

Tenha o controle do estoque disponível da sua empresa, do lead time de compra atualizado junto aos seus fornecedores, bem como da estabilidade da sua mão de obra, isso lhe trará uma análise real da capacidade produtiva da sua organização.

GERENCIAMENTO DE CUSTOS

Faça o gerenciamento dos custos dos produtos x preço de venda, controlando os índices de variações dos preços de compra e venda, acompanhando as margens 
de lucro.

TENHA PARCEIROS ESTRATÉGICOS 

Cultive relacionamentos de confiança, tenha parceiros estratégicos. Sendo um deles o fornecedor de um sistema de gestão confiável e seguro. Deixe a tecnologia trabalhar ao seu favor.

Use um ótimo sistema integrado de gestão (ERP) para ter informações em tempo real e de forma assertiva, isso irá lhe proporcionar mais tempo para canalizar esforços no que realmente importa: seu negócio!

Giseli Ap. Octaviano Moreno 

Gestora de Customer Success na Accion Sistemas

Fique por dentro de todas as novidades sobre gestão. 

Deixe uma resposta