Com o avanço das tecnologias na atualidade, o imediatismo e a rapidez das relações se tornaram cada vez mais evidentes e necessárias. Dessa maneira, as informações oferecidas pelas companhias para com os seus clientes se tornaram cada vez mais refinadas e personalizadas. O que propicia um contato mais forte e prático dos consumidores com as indústrias em geral. É nesse cenário que surge a rastreabilidade.
Trata-se de uma ferramenta que possibilita o monitoramento do produto desde a sua origem até o destino final de seu trajeto. Dessa maneira, a logística empresarial pode ser otimizada, por meio de recursos tecnológicos de rastreamento.
Isso porque os dados para o rastreio da entrega do objeto podem ser usados, também, como forma de analisar o fluxo de produção interna. No entanto, para que tal sistema de rastreabilidade funcione de forma eficiente, os pequenos processos ocorridos dentro da gestão logística devem ser completos e interligados.
Com isso, uma importadora ou distribuidora, por exemplo, é capaz de fornecer dados valiosos acerca do envio, do trajeto e da data prevista para entregar os produtos. Através dessas informações, os clientes podem ter um planejamento mais assertivo para a organização operacional interna. Sendo capazes de receber as encomendas de forma capacitada e prática.
O que é rastreabilidade na prática?

A rastreabilidade se dá na capacidade de monitorar e analisar o trajeto de um objeto dentro da cadeia logística de produção. Dessa maneira, com as informações do código de barras, ou por meio da vinculação de um número de identificação, a entrega do lote obtido pode ser verificada de forma eficiente e integrada, quase que instantaneamente as atualizações de trajeto.
O uso de rotinas como macro-fluxo, gestão de armazenamento e expedição (SGA) são boas práticas que apoiam este processo, pois através delas pode-se acompanhar os processos de produção, embalagem, expedição e rastreio de itens, de ponta a ponta.
Mesmo não sendo uma obrigação para todos os setores, a rastreabilidade de mercadorias é uma ferramenta essencial para quem deseja transparência e praticidade logística operacional.
Quais os principais benefícios de uma rastreabilidade eficaz?

Assim como as demandas e as necessidades dos clientes evoluem com o passar do tempo, as ferramentas e estratégias oferecidas pela companhia devem se desenvolver da mesma maneira. Sempre mantendo o contato e as relações operacionais eficientes e íntegras.
Dessa forma, com o auxílio de um software de rastreabilidade, é possível sanar as normas de qualidade e de proteção ao consumidor. Assim, há um contato transparente e fidedigno acerca do transporte das mercadorias, da qualidade delas e da segurança do manejo dos produtos.
Com isso, há a melhoria no sentido de uma via de mão dupla, tanto para os clientes como para a gestão interna da indústria e suas operações logísticas.
1- Transparências nas operações
No cenário moderno atual, a clareza e a objetividade dos dados para os clientes são fundamentais para alcançar a confiança da empresa.
Dessa forma, ao se ter um meio tecnológico que forneça, de forma eficiente e ágil, a real situação de entrega dos objetos encomendados, a conferência das informações sobre os produtos pode ser administrada pelo cliente de forma pessoal e personalizada e garantir um acompanhamento de pós-venda por parte da empresa.
Com isso, aumenta-se a confiança e a satisfação sobre o serviço de entrega da empresa.
2- Maior controle de qualidade
Não só para os clientes, a ferramenta de rastreabilidade é benéfica. Isso porque, para a gestão interna do empreendimento, ter o controle sobre o andamento das atividades operacionais é muito importante para as tomadas de decisões futuras.
Portanto, o controle de qualidade está intimamente relacionado ao poder de rastreabilidade, a análise eficiente da qualidade é inerente ao seu produto e inclui a avaliação técnica de toda a cadeia de produção, da origem até o final da entrega ao cliente.
3- Prevenção de fraudes
Com o processo de automação de rastreabilidade, o controle do trajeto do produto é melhor verificado, desde a sua origem até o destino final.
Portanto, por possibilitar a análise mais profunda e certeira da origem, fornecendo dados do país, cidade ou estado da empresa que o produziu, esse sistema reduz a margem de fraudes e falsificação de mercadorias, garantindo a qualidade e a procedência dos itens adquiridos.
Esse mecanismo possibilita uma maior segurança para o cliente, que conseguirá acompanhar se a instituição fornecedora está de acordo com as leis do consumidor.
4- Agilidade em casos de ‘’recall’’ de produtos
Toda empresa com ampla atuação no mercado de trabalho está sujeita a cometer erros ao longo dos anos. Dessa forma, tão importante como tentar evitar o acontecimento desses ocorridos, é o planejamento para lidar de forma ágil e eficiente diante de um quadro de recall.
Nesse sentido, ter todas as informações alinhadas é uma estratégia para a realização de um recall com eficiência, priorizando o bem estar do cliente. Por isso, com um sistema de rastreabilidade de produtos, o recolhimento de produtos se torna menos complexo, identificando o destino, quem recebeu e a quanto tempo recebeu.
Além disso, com um sistema de rastreamento interno em distribuidoras e importadoras, é possível detectar em qual etapa ocorreu a não conformidade padrão, tornando a correção mais rápida e ágil.
Como aplicar a rastreabilidade em distribuidoras e importadoras?

Para quem deseja modernizar a gestão logística de seu negócio, o sistema de rastreabilidade deve ser a chave principal para alcançar tal objetivo.
Agora que você já sabe todos os benefícios decorrentes da aplicação desse mecanismo, a aplicação em prática da rastreabilidade deve ser buscada. Para isso, graças ao avanço da tecnologia, sistemas tecnológicos dessa área surgem como auxiliadores, facilitando e automatizando o processo. Veja abaixo:
1- Gerenciamento de ativos
Uma aplicação prática do recurso de rastreabilidade se dá no gerenciamento de ativos de seu empreendimento. Os ativos são os produtos que ficam de posse da distribuidora e importadoras fabricantes dos itens.
Com isso, no processo complexo de fabricação de objetos diversos, uma extensa gama de maquinários, ferramentas e artefatos de transporte e armazenamentos são utilizados. E devem ser devidamente controlados e rastreados quanto a sua localidade e utilização. Assim, a logística operacional interna consegue ser mais integrada e eficiente.
2- Manufatura automatizada
Em importadoras e distribuidoras que contam com linhas de produção e montagem mais complexas, a análise de cada etapa deve ser priorizada para uma maior produtividade e redução de custos.
Dessa maneira, com um sistema de rastreamento que analise e registre os dados de todo o caminho realizado pelo produto ao longo da linha de manufatura interna, é essencial para um controle mais eficiente dos erros. Assim, direcionando medidas futuras para a melhoria da eficiência operacional.
3- Maior gestão de estoque
Imersos em um mercado muito competitivo e ágil, saber como está a situação atual de seu estoque de mercadorias é fundamental para uma melhor produtividade e redução de custos desnecessários.
Contudo, com um sistema automático de rastreabilidade em distribuidoras, o controle de saída e entrada de produtos de sua indústria é construído de forma mais clara e objetiva.
Com esse recurso, fica mais fácil controlar os preços de venda, de acordo com o fluxo de saída dos itens, assim como a emissão de notas serem feitas de maneira mais ágil.
4- Uso de mecanismos tecnológicos
Assim como a maioria dos aspectos de nossa vida, a ferramenta de rastreabilidade seria ínfima e sem utilidade prática sem o auxílio da tecnologia. De fato, os recursos tecnológicos servem para analisar e integrar os dados dos produtos de maneira eficiente e extremamente ágil.
Por isso, a gestão logística de distribuidoras deve buscar a tecnologia que melhor se enquadra para os padrões de venda e compra de seus empreendimentos. Assim, priorizando a rastreabilidade dos lotes externos mais vendidos e das etapas de produção interna.
Rastreabilidade eficaz é com a Accion!
Para implementar o sistema de rastreamento e propiciar inúmeros benefícios para a gestão logística de seu empreendimento, você deve procurar a empresa que é referência na área.
Desse modo, o software Accion Seven irá auxiliar no processo de automatização de rastreabilidade. Com uma análise eficiente e estratégica dos dados de sua importadora e distribuidora, fomentando a rapidez de suas entregas.
Além disso, os processos operacionais internos se darão de maneira mais integrada e direcionada. Com um diagnóstico personalizado e imediato das etapas que devem ser modificadas para uma gestão logística mais eficiente.
Confira agora mesmo o software Accion Seven e alcance a rastreabilidade realmente eficiente em sua empresa.
Você precisa fazer login para comentar.