O seu backup está em dia?
O Brasil é o país líder no ranking da América Latina, que sofre mais bloqueios e sequestro de arquivos e bancos de dados.
O ransomware é conhecido como vírus de resgate, então, uma vez que infecta seu computador, bloqueia e sequestra os dados e ainda pede resgate por eles.
Em suma, computadores de empresas são o foco principal dos ataques cibernéticos, que giram em torno de 300 ataques por dia, segundo dados do Cyberstat que fornece estatísticas em tempo-real.
Fui infectado, e agora?
O melhor a fazer é NÃO desligar a máquina e NÃO desconectar a rede. Procure imediatamente o técnico de infraestrutura, para então, restaurar um backup.
Não é recomendado fazer o pagamento aos criminosos, pois não garante a restauração dos arquivos e dados.
O cuidado e atenção especial com os backups é altamente indicado, principalmente para evitar que você perca todos os dados e arquivos.
Como acontecem os ataques?
Por exemplo, através de links enviados por e-mail, que são categorizados como SPAM, sites na web que não são seguros e confiáveis, download de arquivos torrent ou bittorrent.
A mais recente prática aderida pelos hackers é o envio de falsos avisos sobre atualização de programas, como por exemplo a atualização do Flash Player.
Então, quando o computador ou celular é infectado com o vírus, ele assume o controle total do computador. Depois disso, bloqueia e sequestra os dados e pede um valor para o resgate desses dados, que só pode ser feito através da compra de moeda criptografada (Bitcoin).

Como evitar que a sua empresa seja invadida?
Para não ter que pagar o resgate, a solução é manter o antivírus sempre atualizado, ter certeza de que o link que você está acessando é seguro e confiável, manter um backup que não esteja ligado a rede e fazer uma cópia de segurança diária dos arquivos.

FIQUE ATENTO!
Pensando na segurança de nossos clientes, procuramos firmar parceria com empresas sólidas no mercado e com produtos de qualidade.
Clientes ACCION possuem vantagens especiais com esta parceria.
Mais informações sobre Backup e Monitoramento Corporativo – PSafety, entre em contato conosco.
Você precisa fazer login para comentar.