Saber o porquê as empresas quebram é uma informação fundamental para o empreendedor experiente, iniciante e até mesmo para quem ainda planeja iniciar um negócio. Afinal, se existe um comportamento padrão que leva à falência, o ideal é conhecer e identificá-lo para poder evitar.
Empreender não é uma tarefa fácil no Brasil, e o número de brasileiros empreendendo cresce a cada ano, porém os negócios estão sendo construídos da maneira errada, e consequentemente, as empresas nascem e morrem com muita frequência.
das empresas no Brasil abrem falência antes do 5º ano de atividade
De acordo com os dados do Sebrae-SP, entre 2006 e 2016, no Brasil, foram abertos mais de 6.8 milhões de novos negócios, sendo 67% destas empresas levadas à falência antes dos 5 anos.
Segundo a pesquisa Causa Mortis, do Sebrae São Paulo, ao abrir uma empresa, mais da metade dos empreendedores não faz o planejamento dos aspectos básicos antes do início dos negócios.
Veja alguns dados:
- 61% dos empreendedores não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para abertura do negócio;
- 55% não planejaram como a empresa funcionaria em sua ausência (durante as férias, por exemplo);
- 55% não elaboram um plano de negócios.
Portanto, será muito difícil ver uma empresa sobreviver sem o devido planejamento.
NÃO ENTENDER O MERCADO
Outros dados também mencionados no estudo do SEBRAE, indicam que os empreendedores fazem pouca ou quase nenhuma pesquisa de mercado, deixando de levantar informações importantes antes de abrir a empresa.
- 46% dos entrevistados não sabem qual o número de clientes que teriam e seus hábitos de consumo;
- 39% não sabiam qual o capital de giro necessário para abrir o negócio;
- 38% não tem ideia do número de concorrentes que teriam.
FLUXO DE CAIXA DESCONTROLADO
Há indicadores que o empreendedor tem que ler e interpretar corretamente, e pode acontecer da empresa ter sucesso no mercado, e depois de alguns anos ver o descuido financeiro refletido nos momentos de crise. A pesquisa do SEBRAE mostra que:
- 42% dos novos empreendimentos não calcularam o nível de vendas para cobrir custos e gerar o lucro pretendido.
Muitas empresas ligadas à indústria ou varejo não sabem ou não conseguem determinar os custos de produção ou precificar, e conforme a empresa cresce, se estes cálculos não estão feitos com precisão, a tendência é que se houver um período difícil, a empresa não terá reservas e poderá caminhar para a falência.
AFINAL, O QUE PODE SER FEITO PARA EVITAR A FALÊNCIA?
Para evitar os erros mencionados acima, vou dar algumas dicas:
SE ATUALIZE E ESTUDE
O mercado está sempre mudando, ele é dinâmico e algo que muda assim com tanta constância, só pode ser acompanhado e dominado através de estudo e atualizações diárias. Leia sites confiáveis de notícias, como o Think With Google e InfoMoney, veja vídeos com as tendências de mercado e fique atualizado com as tecnologias mais recentes.
OBSERVE E ANALISE
Antes de decidir algo, certifique-se de que você tem tudo o que precisa para tomar a decisão certa. Observe e analise qual o melhor canal para fazer o marketing para o seu cliente, estude os seus concorrentes, entenda qual a situação econômica da sua região e faça sempre as cotações com fornecedores distintos.
ASSUMA O CONTROLE FINANCEIRO
Antes de decidir algo, certifique-se de que você tem tudo o que precisa para tomar a decisão certa. Observe e analise qual o melhor canal para fazer o marketing para o seu cliente, estude os seus concorrentes, entenda qual a situação econômica da sua região e faça sempre as cotações com fornecedores distintos.
Quem já possui um negócio ou está pensando em empreender, precisa se atentar a todos estes itens e estar preparado para empreender do jeito certo e construir um negócio duradouro e de sucesso!
Quer mais informações sobre como automatizar os processos de sua empresa e garantir o sucesso do seu negócio?
Entre em contato com nossa equipe comercial e receba um diagnóstico gratuito para sua empresa!