Porque empresas quebram

Por que as empresas quebram?

Saber o porquê as empresas quebram é uma informação fundamental para o empreendedor experiente, iniciante e até mesmo para quem ainda planeja iniciar um negócio. Afinal, se existe um comportamento padrão que leva à falência, o ideal é conhecer e identificá-lo para poder evitar.

Empreender não é uma tarefa fácil no Brasil, e o número de brasileiros empreendendo cresce a cada ano, porém os negócios estão sendo construídos da maneira errada, e consequentemente, as empresas nascem e morrem com muita frequência.

das empresas no Brasil abrem falência antes do 5º ano de atividade

De acordo com os dados do Sebrae-SP, entre 2006 e 2016, no Brasil, foram abertos mais de 6.8 milhões de novos negócios, sendo 67% destas empresas levadas à falência antes dos 5 anos. 

Segundo a pesquisa Causa Mortis, do Sebrae São Paulo, ao abrir uma empresa, mais da metade dos empreendedores não faz o planejamento dos aspectos básicos antes do início dos negócios.

Veja alguns dados: 

  • 61% dos empreendedores não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para abertura do negócio; 
  • 55% não planejaram como a empresa funcionaria em sua ausência (durante as férias, por exemplo);
  • 55% não elaboram um plano de negócios. 

Portanto, será muito difícil ver uma empresa sobreviver sem o devido planejamento.

NÃO ENTENDER O MERCADO

Outros dados também mencionados no estudo do SEBRAE, indicam que os empreendedores fazem pouca ou quase nenhuma pesquisa de mercado, deixando de levantar informações importantes antes de abrir a empresa.

  • 46% dos entrevistados não sabem qual o número de clientes que teriam e seus hábitos de consumo;
  • 39% não sabiam qual o capital de giro necessário para abrir o negócio;
  • 38% não tem ideia do número de concorrentes que teriam.

FLUXO DE CAIXA DESCONTROLADO

indicadores que o empreendedor tem que ler e interpretar corretamente, e pode acontecer da empresa ter sucesso no mercado, e depois de alguns anos ver o descuido financeiro refletido nos momentos de crise. A pesquisa do SEBRAE mostra que:

  • 42% dos novos empreendimentos não calcularam o nível de vendas para cobrir custos e gerar o lucro pretendido.

Muitas empresas ligadas à indústria ou varejo não sabem ou não conseguem determinar os custos de produção ou precificar, e conforme a empresa cresce, se estes cálculos não estão feitos com precisão, a tendência é que se houver um período difícil, a empresa não terá reservas e poderá caminhar para a falência.

AFINAL, O QUE PODE SER FEITO PARA EVITAR A FALÊNCIA?

Para evitar os erros mencionados acima, vou dar algumas dicas:

SE ATUALIZE E ESTUDE

O mercado está sempre mudando, ele é dinâmico e algo que muda assim com tanta constância, só pode ser acompanhado e dominado através de estudo e atualizações diárias. Leia sites confiáveis de notícias, como o Think With Google e InfoMoney, veja vídeos com as tendências de mercado e fique atualizado com as tecnologias mais recentes. 

Melhorar a gestão

Veja 4 estratégias infalíveis para melhorar a sua gestão.

OBSERVE E ANALISE

Antes de decidir algo, certifique-se de que você tem tudo o que precisa para tomar a decisão certa. Observe e analise qual o melhor canal para fazer o marketing para o seu cliente, estude os seus concorrentes, entenda qual a situação econômica da sua região e faça sempre as cotações com fornecedores distintos. 

O que é b.i

A ferramenta B.I (Business Intelligence) te ajuda a organizar os dados e tomar decisões mais assertivas e inteligentes para o seu negócio. Entenda o que é B.I e se atualize. É GRÁTIS!


ASSUMA O CONTROLE FINANCEIRO

Antes de decidir algo, certifique-se de que você tem tudo o que precisa para tomar a decisão certa. Observe e analise qual o melhor canal para fazer o marketing para o seu cliente, estude os seus concorrentes, entenda qual a situação econômica da sua região e faça sempre as cotações com fornecedores distintos. 

fluxo de caixa

Para te ajudar, criamos uma ferramenta gratuita de fluxo de caixa para que você não perca o controle financeiro de sua empresa.

Quem já possui um negócio ou está pensando em empreender, precisa se atentar a todos estes itens e estar preparado para empreender do jeito certo e construir um negócio duradouro e de sucesso!

Quer mais informações sobre como automatizar os processos de sua empresa e garantir o sucesso do seu negócio?

Entre em contato com nossa equipe comercial e receba um diagnóstico gratuito para sua empresa!

Deixe uma resposta