4 vantagens de integrar seu ERP com e-commerce

O que é e-commerce, marketplace e hub de marketplace?

O e-commerce é uma loja virtual, sendo de apenas uma única empresa, ou seja, e-commerce não é toda e qualquer venda on-line, porque temos outras categorias como um marketplace por exemplo.

Marketplace é uma plataforma na qual várias empresas e pessoas conseguem vender seu produto, tendo a facilidade de já possuir uma estrutura pronta, sendo necessário o cadastro do que você pretende vender. Alguns exemplos de marketplace são: AmericanasVia Varejo, Madeiramadeira, Leroy Merlin entre outros.

Mesmo tendo a facilidade do Marketplace, possuir um e-commerce oferece uma maior liberdade, tendo em vista que o design, promoções e outros, fica a cargo da empresa.

Além dessas duas categorias, hoje existe um integrador de marketplace, centralizando em um mesmo lugar, as informações presentes nos marketplaces integrados ao hub. Um bom exemplo é o ANYMARKET, que atualmente é um parceiro da ACCION. 

Por que usar esses canais? 

De acordo com a pesquisa WebShoppers realizada pela Ebit, o e-commerce vem crescendo há anos, dando destaque para o crescimento de dois dígitos em 2018, que ficou na casa dos 12%. Outro número presente no relatório é a quantidade de consumidores, 58 milhões, sendo que 10 milhões desses fizeram sua primeira compra online no ano. Esse relatório está disponível para download, sendo o mais completo relatório sobre o mercado de e-commerce.

Os números do Marketplace apareceram pela primeira vez no relatório da Ebit em 2017, e mesmo sendo um modelo adotado recentemente pelas grandes varejistas, contribuiu com uma receita de R$8,8 bilhões, representando 18,5% do faturamento de comércio eletrônico em 2017. 

“Do ponto de vista das grandes lojas, o marketplace trouxe várias vantagens como diversificação de produtos, aumento de receita com melhoria de margens de lucro, além do crescimento de vendas em mercados de nicho”, diz o relatório da Ebit.

Então, sendo apresentado esses números, é possível visualizar que tanto o e-commerce, como a utilização dos marketplaces, estão em crescimento no Brasil, sendo um meio extremamente viável de ser utilizado pelas empresas.

4 Vantagens de integrar seu ERP com plataformas digitais

1. Melhor controle do estoque

Havendo uma integração entre o ERP e a plataforma, haverá a sincronização do que está disponível no estoque para sua loja virtual, trazendo uma melhor gestão do que há no seu estoque e no que você pode oferecer ao seu cliente. 

2. Confiabilidade das informações

Como existe essa comunicação entre a plataforma e o ERP, fica a cargo da parametrização a questão de confiabilidade das informações, problemas de pedidos duplicados já não existirão mais.

3. Agilidade no processo

Sendo possível importar e exportar o cadastro dos produtos, gerenciar os pedidos, atualizar o preço entre outros, haverá um ganho nos processos justamente por conta de um processo mais automatizado, gerando mais velocidade para sua equipe.

4. Redução de custo

A partir de toda automação advinda da integração, a margem de erros manuais e retrabalhos será minimizada, possibilitando um trabalho mais eficiente, gerando mais lucro no final.

Conclusão

É notório que ainda há o crescimento por parte das vendas no ambiente virtual, e a expectativa é que continue dessa maneira. Como hoje no Brasil se tornou uma obrigação a boa gestão aliada a estratégias eficientes, a inserção das vendas no mundo online é algo para ser considerado por toda empresa. 

Dessa maneira, um bom sistema de gestão integrado a plataformas de vendas digitais, irá contribuir com seus resultados, trazendo um processo mais automatizado e rápido para sua equipe. 

Agora que você viu 4 vantagens de integrar seu ERP com plataformas digitais, veja como funciona um processo da venda online até a entrega do seu produto ao cliente final, utilizando as integrações da ACCION Sistemas.

Deixe uma resposta