O que é e-commerce, marketplace e hub de marketplace?
O e-commerce é uma loja virtual, sendo de apenas uma única empresa, ou seja, e-commerce não é toda e qualquer venda on-line, porque temos outras categorias como um marketplace, por exemplo.
Marketplace é uma plataforma na qual várias empresas e pessoas conseguem vender seu produto, tendo a facilidade de já possuir uma estrutura pronta, sendo necessário o cadastro do que você pretende vender. Alguns exemplos de marketplace são: Americanas, Via Varejo, Madeiramadeira, Leroy Merlin, entre outros.
Mesmo tendo a facilidade do Marketplace, possuir um e-commerce oferece uma maior liberdade, tendo em vista que o design, promoções e outros, fica a cargo da empresa.
Além dessas duas categorias, hoje existe um integrador de marketplace, centralizando em um mesmo lugar, as informações presentes nos marketplaces integrados ao hub. Um bom exemplo é o ANYMARKET, que atualmente é um parceiro da ACCION.
Por que usar esses canais?
De acordo com a pesquisa WebShoppers realizada pela Ebit, o e-commerce vem crescendo há anos, dando destaque para o crescimento de dois dígitos em 2018, que ficou na casa dos 12%.
Outro número presente no relatório é a quantidade de consumidores: 58 milhões, sendo que 10 milhões desses fizeram sua primeira compra online no ano. Esse relatório está disponível para download, sendo o mais completo relatório sobre o mercado de e-commerce.
Os números do Marketplace apareceram pela primeira vez no relatório da Ebit em 2017, e mesmo sendo um modelo adotado recentemente pelas grandes varejistas, contribuiu com uma receita de R$8,8 bilhões, representando 18,5% do faturamento de comércio eletrônico em 2017.
“Do ponto de vista das grandes lojas, o marketplace trouxe várias vantagens como diversificação de produtos, aumento de receita com melhoria de margens de lucro, além do crescimento de vendas em mercados de nicho”, diz o relatório da Ebit.
Sendo assim, é possível visualizar que tanto o e-commerce, como a utilização dos marketplaces, estão em crescimento no Brasil, sendo um meio extremamente viável para utilização das empresas.

4 Vantagens de integrar seu ERP com plataformas digitais
1. Melhor controle do estoque
Havendo uma integração entre o ERP e a plataforma, haverá a sincronização do que está disponível no estoque para sua loja virtual, trazendo uma melhor gestão do que há no seu estoque e no que você pode oferecer ao seu cliente.
2. Confiabilidade das informações
Como existe essa comunicação entre a plataforma e o ERP, fica a cargo da parametrização a questão de confiabilidade das informações, problemas de pedidos duplicados já não existirão mais.
3. Agilidade no processo
Sendo possível importar e exportar o cadastro dos produtos, gerenciar os pedidos, atualizar o preço entre outros, haverá um ganho nos processos justamente por conta de um processo mais automatizado, gerando mais velocidade para sua equipe.
4. Redução de custo
A partir de toda automação advinda da integração, a margem de erros manuais e retrabalhos será minimizada, possibilitando um trabalho mais eficiente, gerando mais lucro no final.
Conclusão
É notório que ainda há o crescimento das vendas no ambiente virtual, e a expectativa é que continue dessa maneira. No Brasil, a boa gestão aliada a estratégias eficientes, torna a inserção das vendas no mundo online algo para ser considerado por todas as empresas.
Dessa maneira, um bom sistema de gestão integrado a plataformas de vendas digitais, irá contribuir com seus resultados, trazendo um processo mais automatizado e rápido para sua equipe.
Agora que você viu 4 vantagens de integrar seu ERP com plataformas digitais, veja como funciona um processo da venda online até a entrega do seu produto ao cliente final, utilizando as integrações da ACCION Sistemas.
Você precisa fazer login para comentar.