Fluxo de Caixa – Você quer ganhar tempo?

O fluxo de caixa é uma importante ferramenta de gestão que pode agregar positivamente para o seu negócio. Veja os benefícios dessa metodologia.

Fazer a gestão financeira de uma empresa não é tão simples quanto parece. Ela demanda tempo e muita atenção.

O fluxo de caixa é um dos principais indicadores para auxiliar no seu planejamento financeiro. Com ele a empresa estipula prazos para pagamento/recebimento, viabiliza se terá recursos para pagar seus compromissos nas datas certas, dentre outras operações.

O controle de entradas e saídas é fundamental para manter sua empresa com as contas em dia. Ao utilizar planilhas no excel e repetir processos manuais, você está suscetível a inúmeros problemas, como: déficit nos pagamento por falta de planejamento e erros de digitação que comprometem o faturamento de entradas.

Modelo de Fluxo de Caixa – tabela de preenchimento manual

Automatizando o fluxo de caixa você elimina planilhas e reduz o tempo dedicado a essa atividade pelos seus funcionários. Um software de gestão contribui nesta automatização de dados – com gráficos e informações em tempo real de suas movimentações financeiras, assim você pode dedicar seu tempo a ações estratégicas como, por exemplo, aumentar suas vendas.

Imagem de caixa registradora com saldo negativa, setas apontam soluções em volta da caixa para o solucionar o problema, como: Equilibre, Renegocie, Crie, Diminua, Antecipe, Reduza e Busque.
Cenário negativo no fluxo de caixa

Avalie a necessidade da repetição de processos manuais para o seu negócio e questione se seu tempo está sendo utilizado para fazer seu negócio crescer. Automatizando o fluxo de caixa você possui indicadores e recursos que auxiliarão o controle das suas finanças contribuindo para tomada de decisão em diversos departamentos.


Quer conhecer outras soluções em gestão para o setor financeiro? Acesse nossos materiais gratuitos produzidos por especialista em resultados para Indústria.

Deixe uma resposta