Excel: herói ou vilão?

Com certeza você já utilizou o Excel para fazer algum tipo de planilha. Se você é uma pessoa que o utiliza para controlar suas finanças pessoais ou algum projeto específico, parabéns, é uma ótima ferramenta. Mas se você tem uma empresa e quer controlá-la utilizando o Excel, cuidado, você está correndo um sério risco de ficar estagnado ou mesmo de afundar sua empresa.

O Microsoft Excel foi criado em 1985, e mesmo com todos os seus recursos atuais, o programa continua mantendo a mesma essência de quando foi lançado: linhas, colunas e células.

Com o avanço da tecnologia, a forma de gerenciamento das empresas evoluiu muito. A precisão e velocidade das informações deixou o mercado muito competitivo, a ponto de um pequeno detalhe fazer grande diferença no crescimento ou na decadência de uma empresa.

E neste cenário, enquanto seus concorrentes crescem utilizando soluções tecnológicas, é muito importante abandonar de vez o Excel e investir em outra ferramenta que pode trazer um ótimo crescimento para sua empresa.

Algumas desvantagens na utilização do Excel para gerenciamento dos setores da empresa:

Fácil de errar – poucas pessoas dominam as fórmulas do Excel. Os cálculos da sua empresa podem estar errados.

Difícil de analisar – Uma empresa precisa controlar muitas planilhas para diferentes setores. Muitas vezes a análise precisa ser feita comparando duas, três ou mais planilhas, gerar uma última planilha com os dados comparados, aí então fazer a análise.

Inseguro – Os arquivos do Excel ficam armazenados no computador. Qualquer problema no computador ou erro de algum usuário perde-se os arquivos.

Desintegrado – Não é possível duas ou mais pessoas alterarem o mesmo documento ao mesmo tempo, o que pode atrasar muito o trabalho.

Então o que posso utilizar para gerenciar minha empresa?

Existem diversos tipos de ferramentas que podem ajudar na gestão empresarial. É importante avaliar o tamanho da empresa, sua forma de agir e os objetivos desejados, para então escolher a melhor ferramenta.

Alguns modelos de ferramentas de gestão:

Gestão de equipe – gerenciamento das tarefas da sua equipe (Runrun.it, Asana)

Gestão de leads – automação do marketing digital (RD Station, Leadlovers)

Gestão de sites e redes sociais – monitoramento das informações e tráfego do site e mídias sociais (WordPress, Hootsuite)

Gestão de finanças – colocar as contas em ordem (Conta Azul, Bills Reminder)

Gestão de informações – organização de ideias e informações (MindMeister, Freemind)

Gestão e planejamento dos Recursos Empresariais (ERP) – integração de dados de uma empresa que garante um fluxo de informações entre todos os departamentos. Muitos deles são específicos para diferentes tipos de empresas.

Para quem utiliza ferramentas atuais de gestão, gerenciar com planilhas no Excel é como preencher documentos com máquina de escrever. É estranho só de pensar, é coisa do passado.

Para gerenciar com eficiência uma empresa, diminuindo custos e erros,planejando investimentos e crescimento é recomendado que você abandone o Excel e invista em um sistema de gestão. O retorno é garantido.

E você, acha que ele é vilão ou herói no seu negócio? Converse conosco deixando seu comentário.

 

Deixe uma resposta