Dicas para empresa na pandemia

Como continuar administrando sua empresa com eficiência na pandemia?

Confira 5 dicas para fazer a tecnologia trabalhar ao seu favor!

Confira abaixo dicas de como continuar administrando sua empresa com eficiência, mantendo-a competitiva, e protegendo colaboradores e clientes do COVID-19.

1. Trabalho Remoto (Home Office)

Para continuar administrando sua empresa na pandemia, o home-office já é uma realidade no mercado de trabalho, sendo considerado uma das melhores alternativas para diminuir as chances de infecção pelo vírus COVID-19 na sua empresa. Essa alternativa se refere ao trabalho realizado de casa que, por isso, não expõe seus colaboradores ao ambiente externo.

Alguns colaboradores gostam mais de trabalhar remotamente e economizar o tempo de deslocamento; outros já preferem estar junto do time e acreditam que o contato interpessoal gera mais resultado que à distância.

Devido essas polaridades de opiniões, existe assim a necessidade de um esforço especial que deve ser feito pelas empresas, a fim de garantir que o home office seja tão produtivo quanto o trabalho presencial.

Para as organizações, além de ser uma alternativa segura, o trabalho remoto ainda pode reduzir alguns dos custos fixos, como a conta de energia e água da empresa.

O home-office protege você, os seus colaboradores e os seus clientes.

Apesar disso, muitos ainda buscam uma forma de controlar se seu time está, de fato, trabalhando. Então, se você acha que o teletrabalho pode reduzir a produtividade da sua equipe, saiba que 54% dos brasileiros se consideram mais produtivos trabalhando em casa, segundo pesquisa divulgada pela plataforma de RH Sólides.

Ainda nesta pesquisa, você também poderá ver dicas de como implementar o home-office na prática e cases de sucesso no assunto, como o exemplo o de um dos maiores bancos privados do país que divulgaram números relevantes que essa modalidade de trabalho alcançou: com 5 mil colaboradores fazendo home office até duas vezes por semana, obtiveram nota 89 na pesquisa de satisfação e 90% de aprovação da liderança, sob uma perspectiva de performance da equipe.

2. Reuniões Remotas

Para garantir a união do seu time, o contexto de pandemia exige inovação nos meios de comunicação. Atualmente, há inúmeras plataformas virtuais gratuitas que permitem a realização de reuniões com apresentação, compartilhamento de tela e gravação. Tais como Zoom, Microsoft Teams, Discord etc.

Dessa forma, seus colaboradores vão estar juntos, mesmo fisicamente separados. O Google Meet, por exemplo, está sendo frequentemente usado, até mesmo por órgãos oficiais, universidades e grandes empresas. Vale a pena experimentar essa ferramenta para fazer conferências entre seus colaboradores, mas também com clientes e parceiros! 

Uma vantagem das reuniões online, é a praticidade de se conectar rapidamente, evitando o tempo com deslocamento e trânsito, além de eventuais atrasos para começar.

3. Inovação de Produtos e Processos

É necessário inovar mais do que nunca. O cenário atual exige que você melhore seus produtos, agregue valor, ou algum diferencial para que possa se sobressair perante a concorrência. Com tantos lockdowns, muitas mudanças ocorreram, os hábitos de consumo foram forçados a mudar com a tecnologia. 

        Afinal, tudo compramos através da internet: marketplaces, e-commerces ou aplicativos delivery. E, para que sua empresa continue a vender, você precisa se adaptar, melhorar processos e torná-los mais ágeis, a fim de se integrar totalmente à era digital.

              As indústrias e distribuidoras, áreas mais tradicionais, também podem aumentar sua competitividade no mercado com o auxílio da tecnologia. Por exemplo, o uso do Sistema de Gestão Integrado (ERP) Seven traz agilidade nos processos e possibilita controlar a empresa em tempo real, de modo que os gestores possam obter informações seguras para tomarem decisões assertivas.

4. Vendas pela Internet

Se a sua empresa consegue manter as atividades de produção, a melhor forma de preservar o seu negócio é investir no relacionamento virtual com os seus clientes. Afinal, se eles não podem ir fisicamente até você, esteja online para que eles possam comprar no conforto de seus lares. 

Há inúmeras formas de estabelecer essa ponte cibernética com seus consumidores. Uma forma é você vender seus produtos por meio de marketplaces (Americanas, Magalu, MadeiraMadeira, Mercado Livre…) ou através das redes sociais (Instagram, Facebook, Whatsapp…). 

Assim, a sua interação com os clientes se torna mais próxima, e você ainda pode aumentar a visibilidade da sua empresa. Ambas opções, por marketplaces e por redes sociais permitem que você realize um atendimento personalizado, algo que agrada muito os consumidores. 

Uma dica para dar conta do volume e da demanda, é automatizar uma mensagem de agradecimento pela compra, ou abrir um chat para esclarecer dúvidas, fazer alterações e negociações. Ou seja, associar sua empresa a um e-commerce pode ser um divisor de águas para a sobrevivência da sua empresa.

5. Parcerias Empresariais

Um dos meios de alavancar suas vendas, é através das parcerias empresariais. Se sua empresa não tinha um perfil nas redes sociais, um site ou e-commerce é importante estabelecer essa presença nas redes sociais.

Diante disso, alguns questionamentos podem surgir: como ganhar seguidores de modo rápido, como divulgar e expandir a marca? 

Um dos caminhos é:  juntar-se com outros empresários que vendem produtos complementares. Dá para fazer isso criando sorteios, promovendo lives, produzindo conteúdo e fazendo investimentos no Google, Facebook, Instagram, Youtube etc. Tudo isso de acordo com o seu público-alvo e a persona do seu produto ou serviço. 

Outro ponto a se observar, é a criação de alguns grupos, como por exemplo o de mulheres empreendedoras que se juntam de forma online para trocar experiências e promover o perfil uma da outra, fazendo isso por meio de repost, compartilhamentos, marcando os perfis, indicando umas às outras.

Fica a dica para você entrar em algum grupo de parceiros e marcas similares a sua, fazer conexões com outras pessoas e aumentar o seu alcance com essa ação.

Respire fundo, o medo não vai ajudar!

Enfrentar esses novos desafios do trabalho remoto, provavelmente trará aprendizado e autodesenvolvimento. Com foco e paciência, pode-se transformar momentos de adversidades em oportunidades.

Portanto, use essas dicas a seu favor e aproveite todas as vantagens que a tecnologia pode te dar!

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