A influência do líder na produtividade da equipe

Já parou para pensar o quanto os líderes de sua empresa influenciam na produtividade das equipes?

O desempenho de colaboradores de uma organização, para que esta tenha resultados satisfatório, está relacionado diretamente ao ambiente em que este colaborador está inserido, que se caracteriza através das influências sofridas a todo o momento. Portanto, utilizar meios para desenvolver as potencialidades dos colaboradores internos é tarefa indispensável do líder, principalmente com o aumento da competitividade no mercado atual.

Para que uma organização cresça com bons resultados, é necessário que se haja empenho, motivação e comprometimento de seus colaboradores. A motivação é a resultante do individuo com a situação e com o ambiente externo. Sendo assim, é extremamente importante que as empresas ofereçam condições adequadas para que o ambiente de trabalho seja motivador.

O líder, além de ser o responsável por auxiliar e indicar a direção para que as metas e objetivos da empresa sejam alcançados, é também a figura que motiva e apoia a equipe rumo ao sucesso. Assim, uma liderança competente e entusiasmada faz toda a diferença no crescimento da organização e na produtividade dos colaboradores.

Porém, ser líder não é tarefa fácil. É preciso ter  jogo de cintura para resolver os imprevistos que acontecerem e ainda ter conhecimento em gestão de pessoas para saber lidar e motivar sua equipe, respeitando a singularidade de cada um.

Para isso o gestor precisa analisar quais os recursos disponíveis, planejar cada detalhe, ter sempre um plano B nas mangas e investir emocionalmente na sua equipe.

Uma equipe emocionalmente saudável produzirá mais em um espaço de tempo menor, pois estará comprometida com o processo e focada no que é preciso ser feito.

É importante ressaltar que a alegria, comunicação e gentileza são peças fundamentais para incentivar os demais, um líder otimista e motivador tem maiores chances de conseguir a empatia da sua equipe e alcançar o objetivo final com mais facilidade.

Como vimos o comprometimento das pessoas na organização está relacionado com o desempenho do líder, pois, é através dele que é possível obter ou não a identificação dos objetivos propostos pela organização, assim como a cultura nela inserida. Essa relação entre líder e colaborador pode interferir: na produtividade, criatividade, satisfação e motivação. Conclui-se que o papel do líder permite o crescimento e desenvolvimento da organização como um todo, isto porque cabe ao líder estabelecer a relação de confiança de seus colaboradores.

Deixe uma resposta