Essa é uma pesquisa que deve ser feita constantemente, seja manualmente ou digitalmente, é necessário ouvir como seu cliente se sente em relação ao seu produto/serviço e ao seu atendimento, para então entender se ele será um promotor, detrator ou ficará neutro.
Por exemplo, no caso da Accion, após cada interação que o cliente tem com um atendente do Suporte, recebe uma pesquisa para avaliar se a solução apresentada foi satisfatória e com qualidade (SIM ou NÃO), e avaliar de 0 a 10 se foi bem atendido (nota do NPS).
Isso nos permite entender e tratar proativamente, e com mais assertividade, os casos que têm possibilidade de virarem detratores e detectar oportunidades de melhorias nos processos ou produtos.
Por fim, vale reforçar o valor de ter clientes que indiquem – com segurança – o seu trabalho para outras pessoas! Pois o “boca a boca” ainda tem uma força enorme para o quesito confiabilidade, basta olhar para os Influenciadores Digitais, por exemplo. No caso de vendas complexas, como é o cenário de empresas SaaS (Software As A Service), a realidade é que clientes satisfeitos trazem mais clientes satisfeitos.