Quais os impactos de não acompanhar as evoluções tecnológicas?

Quais os impactos das empresas não acompanharem as evoluções tecnológicas?

Por que as empresas devem evoluir tecnologicamente?

Qual a importância de acompanharem as evoluções tecnológicas?

Qual o impacto das empresas ficarem com tecnologia obsoleta?

Mesmo nos dias de hoje onde a tecnologia é essencial, ainda existem empresas que acabam não investindo em infraestrutura de rede de computadores.

As empresas devem evoluir junto com a tecnologia, visto que o mercado está cada vez mais competitivo e hoje todos buscam inovação. Sendo assim, é muito importante manter sua empresa sempre atualizada e com uma infraestrutura preparada para os desafios do dia a dia, visando trazer sempre melhores resultados.

A falta desse investimento pode gerar diversos problemas e prejuízos para a empresa. Um exemplo disso, é a lentidão nos sistemas devido a um servidor sobrecarregado, onde o usuário leva muito mais tempo para executar suas tarefas diárias, gerando assim um atraso que impacta em todos os setores da empresa. 

Podem ocorrer também outras situações, já que cada componente eletrônico tem um tempo de vida útil, podendo causar a paralisação da empresa e até mesmo a perda de dados, sendo o mais grave dos problemas.

DEFINIÇÃO DE SERVIDORES

O servidor de banco de dados é uma máquina que mantém armazenado os dados da empresa, ou seja, todas as informações inseridas no sistema pelos usuários, ficam armazenadas neste computador.

Já o servidor de aplicação é a máquina responsável pelo acesso ao sistema. Cada vez que um usuário clica no atalho para executar o sistema, o servidor de aplicação faz a comunicação com o banco de dados e permite que as conexões dos usuários fiquem todas nesse servidor, sem sobrecarregar o servidor de banco de dados.

Responsável pelos serviços web (Seven Mobile, Portal Seven, Seven Gestão, Seven API,…), o servidor mobile/web permite uma comunicação com o banco de dados, garantindo que os usuários fiquem conectados e possam vender seus produtos e até mesmo gerenciar sua empresa através de aplicativos móveis.

PRINCIPAIS IMPACTOS NA INSTALAÇÃO DO SISTEMA

São muito comuns os casos onde o servidor possui um processador, RAM ou sistema operacional abaixo do recomendado para instalação de um sistema. 

Assim como outros softwares, recomenda-se a utilização de requisitos mínimos para instalação de um sistema, a ACCION também possui uma base tecnológica sugerida, a qual foi criada levando em consideração históricos de desempenho do sistema e boas práticas utilizadas no mercado de tecnologia.

A sugestão é que a empresa tenha uma máquina com sobra de desempenho, para que trabalhe um período de tempo sem precisar melhorar a máquina ou adquirir uma nova.

Por fim, um dos principais impactos na instalação ocorre quando a empresa fornece somente um servidor para banco, aplicação e Mobile, ou uma máquina que já é utilizada por algum usuário, o que não é recomendado devido a sobrecarga no desempenho e dificuldade no acesso para prestar suporte.

SEGURANÇA

Uma das formas mais seguras de se utilizar o sistema, é atribuindo um servidor para o banco de dados e um outro para a aplicação. 

Como as máquinas dos usuários são conectadas pela rede, caso uma das máquinas de usuário possua algum vírus, o mesmo pode ser transferido ao servidor, podendo corromper o banco de dados caso esteja junto a aplicação. Portanto, com os servidores separados, o risco de invasão é menor.

SERVIDOR FÍSICO versus SERVIDOR EM NUVEM

O servidor físico deve seguir ao menos os requisitos mínimos recomendados de acordo com a quantidade de usuários, a fim de que a instalação do sistema seja realizada. A máquina deve ser utilizada apenas como servidor do Seven, seja ele banco, aplicação ou web. 

Uma outra questão é sobre o backup feito em outras máquinas, ou até mesmo em um Hard Disk (HD) externo, pois caso ocorra algum tipo de invasão e o backup esteja apenas no servidor, a empresa corre o risco de perder todos os dados.

O servidor em nuvem é indicado por sua menor vulnerabilidade quanto aos possíveis vírus e invasões, já que o mesmo pode ser conectado a aplicação no cliente apenas por uma VPN – Virtual Private Network – que é uma forma de conexão privada criptografada que dificulta possíveis invasões.

Caso ocorra algum tipo de invasão, a restauração do banco acaba sendo mais rápida, visto que as empresas que cuidam desse tipo de servidor, geralmente oferecem backup da máquina toda, podendo ser restaurado em um tempo menor comparado a formatação e reinstalação do banco de dados.

Na opção de servidor em nuvem a empresa depende da internet ativa para se conectar com o sistema, visto que no servidor físico a conexão depende apenas da rede interna da empresa.

BACKUP

O backup é um dos pontos mais importantes nesse post, pois se trata exclusivamente do armazenamento de todo banco de dados da empresa.

Conforme acordado em contrato, a ACCION não armazena dados de clientes e a execução e acompanhamento dos backups é exclusivamente responsabilidade da empresa cliente. O ideal é que cada organização tenha um responsável por gerenciar os backups e verificar se as cópias estão sendo feitas em suas respectivas pastas.

Por boas práticas e pensando em auxiliar nossos clientes, o sistema Accion Seven possui uma ferramenta, onde é possível configurar até três cópias de backup fora do servidor. As cópias podem ser configuradas em outras máquinas na mesma rede em que o servidor se encontra ou até mesmo em um HD externo, conforme os campos abaixo:

Tela Parâmetros globais backup

Imagem modelo ilustrativa: (CONFIGURAÇÕES>PARÂMETROS GLOBAIS)

Conforme citado anteriormente, caso o backup seja deletado ou corrompido e não exista uma cópia, em caso de necessidade de recuperação de dados, o cliente sofrerá perdas irreversíveis, onde será necessário reinserir manualmente os dados que foram perdidos no período sem backup.

NOBREAK 

O nobreak é um componente essencial na infraestrutura das empresas, visto que sua principal função é evitar que os servidores conectados à ele sejam desligados repentinamente em situações onde ocorre a falta de energia elétrica.
O desligamento inesperado de um servidor pode levar o banco de dados a ser corrompido, deixando a empresa cliente com o sistema parado até que o mesmo seja restabelecido.

De acordo com as informações contidas nesse post, é importante ressaltar que a Accion, assim como a maioria das empresas que fornece software de gestão empresarial, não efetua a instalação em um servidor que não tenha a configuração mínima sugerida pela base tecnológica. Essa decisão é tomada pensando exclusivamente nos clientes, buscando o melhor desempenho no uso dos sistemas.

A tecnologia nos permite ser mais eficientes, facilitar processos, reduzir custos e muito mais. Para alcançar tudo isso, é fundamental contar com parceiros estratégicos que ofereçam soluções com excelência e possam ajudar a empresa e seus profissionais na busca por maiores e melhores resultados.

Fique por dentro de todas as novidades sobre gestão. 

Deixe uma resposta