5 Benefícios do coletor de dados para seu estoque e expedição

Todos os produtos que consumimos hoje em dia possuem um código de barras, alimentos, remédios, equipamentos tecnológicos ou qualquer outro material que consumimos diariamente. Eles funcionam como se fosse um “CPF” para os produtos que auxiliam na sua identificação. Todavia, com o código de barras isolado não conseguimos fazer nada. 

Precisamos de um leitor que possibilite a tradução do código de barras para ter a informação em mãos. Com o leitor, todo esse processo é muito mais rápido e eficiente, uma vez que, antes era feito manualmente e hoje basta apenas apontar o leitor para o código, que o sistema já é abastecido.

Existe  também o coletor de dados, que possui a mesma usabilidade da leitura do código de barras, só que com uma funcionalidade extra, o armazenamento de dados. A ferramenta coleta a informação, guarda em formato .txt e é possível exportar quando necessário. 

A grande vantagem do coletor de dados é a mobilidade que a ferramenta traz para o usuário, uma vez que não precisa estar conectado em um computador, diferente do leitor de código de barras.

Quando falamos de estoque e expedição, é extremamente vantajoso possuir essa tecnologia para o controle da mercadoria e gestão dos setores. 

5 Benefícios do Coletor de Dados

1. Maior Agilidade

Diminui o lead time de transferência da informação do papel para o computador, já que a digitação manual é praticamente eliminada e o processo automatizado é muito mais rápido e prático.

2. Confiabilidade dos dados

Quando a digitação é feita de forma manual, as chances do colaborador que exerce essa atividade várias vezes ao dia errar, são extremamente altas. Uma vez que esse processo é automatizado, as chances de erro tendem a cair para zero, trazendo alta confiabilidade para as informações do sistema.

3. Aumento da Produtividade

Se antes os operadores gastavam muito tempo para preencher os códigos da etiqueta para o sistema, após a utilização do coletor de dados, sobra tempo para os colaboradores exercerem outras atividades. Isso gera a oportunidade de utilizar menos mão de obra para realizar o processo, aumentando a produtividade dos funcionários.

4. Gestão

Ao invés de ficar se preocupando com a confiabilidade dos dados ou se a contagem de estoque está correta, o gestor tem tempo de administrar seu negócio, tomando decisões mais assertivas e otimizando a gestão da sua empresa.

5. Satisfação dos clientes

Esse último item é consequência de todos os outros, pois uma vez que a empresa tem maior agilidade nos processos, aumento na produtividade, confiabilidade dos dados e se preocupa em fazer a gestão do seu negócio, isso gera melhor qualidade no atendimento dos clientes, que é o foco de qualquer negócio.

Conclusão

Para aproveitar esses benefícios que o coletor de dados traz, é necessário um sistema que tenha a capacidade de receber e ler as informações. Além disso, é essencial que o sistema tenha ferramentas que possibilite fazer a gestão da empresa.

A tecnologia só vem a agregar para as empresas e proporciona muitas oportunidades de melhoria em seus processos. Nós da ACCION Sistemas somos especialistas no assunto e estamos sempre inovando para melhor atender nossos clientes. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, clique no botão abaixo e entre em contato, que teremos o prazer em tirar suas dúvidas. 

Sugestão de Leitura

Já sabe tudo sobre Business Intelligence? Não? Leia nosso artigo que explica o que é B.I. e 10 benefícios em utilizá-lo. Clique no botão abaixo e acesse o material.

Deixe uma resposta