10 passos para uma negociação estratégica de sucesso

10 Passos Para Uma Negociação Estratégica De Sucesso

Para David Berlew, um dos grandes nomes da Negociação Estratégica:

 “Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo”.

Devido à pandemia, a necessidade de realizar bons negócios se tornou essencial para manter a saúde empresarial, pois é através dela que conseguimos descontos e melhores prazos de entrega e pagamento. Assim, ganhamos vantagem competitiva sobre nossos concorrentes por oferecer um serviço ou produto final com melhor qualidade e custo/benefício.

Você pode ter talentos, mas é preciso desenvolver habilidades para se tornar um bom negociador, pois isto pode ser um fator crucial para a sobrevivência de uma empresa. Abaixo, apresentamos 10 passos importantes para o processo de se tornar um negociador referência, segundo o especialista Diego Maia:

1. Tenha o tempo a seu favor; ou melhor, não tenha pressa. Lidar com a negociação com calma trará uma clareza que a pressa não proporciona.

2. Não seja um “vendedor Faustão”: nunca interrompa raciocínios, além de ser uma falta gravíssima de educação, dá a sensação que você está subestimando a pessoa por não permitir a conclusão de sua fala.

3. Faça o outro falar mais do que você porque as pessoas gostam de se sentir ouvidas, assim você passará mais confiança e simpatia;

4. Use sempre “nós”, nunca “eu”, afinal a negociação ocorre entre duas partes ou mais, precisamos considerar e trabalhar a ideia de mutualismo;

5. Nunca supervalorize a si mesmo, nem ao outro. Isso pode passar a impressão de que você está “forçando” algo e é interessante passar uma visão realista sobre as partes;

6. Se o local não for o adequado, não negocie, apenas converse; procure sempre acordar um local adequado para poderem conversar tranquilamente, sem barulhos ou interferências externas.

7. Tenha percepção ativa registrando reações fisionômicas e físicas; se a pessoa ficar olhando para o relógio o tempo todo, por exemplo, é sinal que está com pressa e possivelmente quer ir embora, ou ainda, se demonstrar empolgação, fazer perguntas é provável que esteja gostando da conversa.

8. Olhe nos olhos; isso transmite confiança e segurança, que são princípios fundamentais para o outro sentir que pode realizar um bom negócio com você.

9. Concorde com superficialidades; não precisa ficar delongando assuntos que não estão ligados à negociação, e mesmo que possua uma opinião diferente não é necessário ficar expondo, tente manter o foco e pensar no seu objetivo.

10. Troque concessões; não seja o único a conceder, é importante que você esteja preparado com o máximo de informações para realizar uma boa negociação, contornando objeções mas também sabendo exigir melhores condições, de modo a chegar a seu objetivo.

Diante de todas essas dicas, podemos notar a importância de desenvolvermos habilidades para que possamos realizar bons negócios. É necessário observar também, que o uso de ferramentas tecnológicas, como o ERP Seven auxiliará na preparação da negociação, bem como no acompanhamento posterior,  já que, através desta ferramenta é possível emitir relatórios em tempo real de vários setores da empresa, obtendo assim um panorama geral com informações seguras para lhe dar subsídio para fazer ótimas negociações.

Quer saber mais sobre como funciona essa ferramenta que te apoia na tomada de melhores decisões em negociações? Entre em contato conosco!

Fique por dentro de todas as novidades sobre gestão. 

Deixe uma resposta